quarta-feira, 27 de julho de 2011

Sobre o trailer de THE GRANDMASTERS

Saiu a apresentação de The Grandmasters, o quarto filme dos últimos recentes que exploram a vida de Mestre Yip Man, o homem responsável por tirar o Wing Chun do submundo das brigas de rua e de luta praticada nas tríades mafiosas para as altas rodas da sociedade de Hong Kong. Yip Man também foi o mestre de Bruce Lee, o superastro oriental que projetou o kung fu das telas de cinema para o imaginário popular, tornando-o uma das artes marciais mais praticadas do mundo.

The Grandmasters - Trailer



O primeiro filme com Donnie Yen no papel principal foi um sucesso em todo o mundo, com uma fotografia, coreografia, música e cenas de lutas impecáveis. Graças ao primeiro filme os professores de Wing Chun, que desceram de classe social desde o surgimento do UFC e com ele a queda do discurso ufanista em torno da arte que em tese derrota tudo e todos em segundos, estão voltando a ganhar a dinheiro com a conversa do mestre pacato que é capaz de derrotar dez faixa-preta japoneses de uma só vez, o que talvez nem Chuck Norris no auge de seus poderes divinos faria sem suar (mas só um pouquinho).

Foi precisamente este exagero, típico dos filmes chineses de entretenimento, o calcanhar de Aquiles do filme que tanto irritou as (poucas) pessoas que têm uma visão mais realista da luta. O filme ficou perfeito para a divulgação, mas ficou devendo em termos de fidedignidade, tanto para a trajetória real do Patriarca quanto para a realidade de aplicação da luta, por mais que um filme de ação usualmente tenha cenas de luta mirabolantes.

Os leitores deste blog que leram os textos sobre nossa ida à China sabem o que a maioria das pessoas de nosso clã acharam do filme. Pois bem, qual foi a minha surpresa quando eu soube que meu Sibak (Tio-mais-velho no kung fu) Josh Shawn - vide texto de sua autoria neste blog -  estava de vôo marcado para voltar à China, desta vez para ajudar seu Sifu Duncan Leung, primeiro discipulo privativo de Yip Man a treinar o ator principal desta continuação, Tony Leung, que não tinha qualquer conhecimento prévio de Wing Chun Kuen. Era a nossa chance de mostrar um pouco da técnica para o mundo, tornando um pouco mais crível a técnica marcial propriamente dita. Passaríamos de meros criticos a criticados, e eu particularmente sou do time do "fale mal, mas fale de mim".

Na sua volta para a os USA, Josh em sua última conversa comigo sobre o assunto estava meio descrente e em dúvida se o filme - fazendo de conta que é possível deixar de lado o fato de ser um projeto que visa e lucro que envolve uma série de políticas, jogo de forças e interesses diversos - apresentaria algo de relevante sobre a técnicade Yip Man voltada para o combate livre, que foi o precisamente o foco de Duncan quando ele começou a lutar nas ruas de Hong Kong 56 anos atrás.

Vendo o trailer, destarte a nojeira de termos novamente a mesma dezenas de figurantes dispostos a apanhar do mocinho do filme, o ator Tony Leung, vestido meio que metade Yip Man de saias, metade Michael Jackson com um chapéu à la Moonwalker e um olhar ator canastrão anos 50, embora com menos candura que Yen, é possível identificar em alguns momentos a presença clara da técnica de nossa escola na movimentação do ator. A ambientação escura da luta do clipe numa noite de chuva dá uma ótima primeira impressão de ser um filme mais sombrio e sério que os anteriores.

Logo nos primeiros movimentos vemos um bom chute frontal típico de Wing Chun com uso da articulação coxo-femural (como a Benção da Capoeira), e a aplicação de Soh Gerk, um chute circular fortíssimo inimaginável nos filmes anteriores como técnica de Wing Chun, visto que por ser uma escola calcada por golpes em linha, a maior parte das pessoas saibam sequer que este golpe exista na luta. Um outro bom momento é uma técnica difícil de se identificar por leigos, quando um dos figurantes chuta Yip Man no rosto, e o mesmo pega o pé de apoio com o chute lateral Deng Gerk, e mesmo que a técnica não seja exatamente como é feita no treinamento, é totalmente fiel a idéia da arte, de que se você me ataca na cabeça, eu evito o seu golpe e te machuco as pernas, e vice-versa. O último golpe pareceu-me um Kan Da, com o posicionamento da mão típico de quem realmente a mão para golpear na real, com o pulso um mais virado na diagonal para facilitar o encaixe do golpe.

Como fã que gostou do primeiro filme por achar que a história de Yip Man merecia ser contada, mesmo como homenagem destituida de realidade marcial, e detestou as continuações, ver que pessoas que conheci pessoalmente (faltou mencionar Alan Lee e Darren Leung, respectivamente último discípulo de Yip Man e o filho de Duncan, que é ator de cinema) e que admiro e respeito ajudaram de alguma forma a trazer para tela nossa arte me dá orgulho, seja lá qual for o resultado. Se o filme inteiro honrar o trailer, não terá sido de todo ruim, nem o esforço da família Wing Chun em vão.

4 comentários:

Marcelo Ikuta disse...

Olá Sifu, sou eu Marcelo Ikuta

Gostei muito do trailer e estou esperando bastante para assistir a esse filme, poxa seria bom se saísse nos cinemas do Brasil hein?

Quanto as técnicas que você comentou na descrição do post, eu também consegui reparar em algumas, tem até uma parte em que ele usa um golpe com as pontas dos dedos, que imagino eu que seja de Biu Jee, e não sabia que esse chute girado existia na Applied.

Muito bom, obrigado pelo post.

Unknown disse...

Ola, Marcelo,

Desculpe pela demora na resposta. Bem, eu posso te dizer que a maior parte das escolas de Wing Chun nao possui golpes circulares de qualquer tipo.

Isso se da ou pela interpretacao radicial da Teoria da Linha Central, ou simplesmente porque os mestres do Chen San Wing Chun Kuen nao aprenderam isso com Yip Man, que nao gostava de ensinar tecnica de chute, de forma que isso nao e da "applied" e um golpe existente originalmente no Wing Chun.

Entretanto, sua tecnica e aplicacao eh muito diferente do low kick, parecendo mais com um golpe de capoeira cujo nome me foge agora.

No Wing Chun toma-se como referencia a menor distancia, de forma muitas vezes nao temos potencia suficiente para desferir um golpe; entao o lutador de wing chun muda o referencial da linha central girando o corpo, protegendo-o, enquanto a perna "sobra" dando um efeito de uma fortissima chicotada.

Obrigado por contribuir, Ikuta, estamos as ordens, desculpem a falta de acentos, eu sempre apanho desse pc gringo, abraco.

Sifu Marcos. disse...

Eu tava encasquetado aqui com o nome do chute da capoeira...vergonha para mim não lembrar, eu que fui aluno de Mestre Saci, discípulo de Mestre Bimba, o criador da Capoeira Regional, durante a faculdade de Ed. Física.

Conversando com Contramestre Tosta, presidente da Camugerê Capoeira, um dos grupos mais fortes e engajados socialmente de Salvador, a sede mundial da copeira, e mostrei-lhe o chute circular do Wing Chun (Soh Gerk)acentuando um pouco a elipse natural do chute, e ele disse: "ora, isso é com certeza martelo-foice na Capoeira".
Saudades do tempo em eu mesmo fiz com Alex Crispim Ribeiro e Renato Nadier (discípulo Li Hon Ki) um curto porém muito legal trabalho social, com crianças carentes na Associação Arena, minha primeira academia, junto a Mestre Jorge Satélite do grupo de Mestre Paulo dos Anjos (in memorian)...
Viva a Capoeira, arte made in Brazil.

Unknown disse...

Site da Camugere:

http://www.camugerecapoeira.com.br/

Assim o pessoal ve que os tres comentarios anteriores eram dois trash limpos ontem por mim na resposta ao leitor. De qualquer forma, vejam os videos de roda do site, a ginga e alucinada e ao mesmo tempo muito tecnica, muito bom...

Destrinchando o Muk Yam Jong, o boneco de madeira do Wing Chun, em uma análise de caso. Parte II

Pois é, assim como o personagem do game Tekken, Mukujin ( 木人) lit. Pessoa de Madeira, Uma corruptela de seu alter ego, Muk Yan Jong ( 木人...