quarta-feira, 8 de agosto de 2012

GOLPES DE WING CHUN: Chaang Gerk





Aproveitando três fotos tiradas na rua de casa, ainda que forma amadora (teria de ter uma quarta e quinta fotos para mostrar melhor o começo e o finalzinho do golpe, mas já dá para explicar) começamos a explorar nossa nova seção Golpes de Wing Chun com Chaan Gerk 


Chaang Gerk é uma das Oito Energias dos chutes de Wing Chun e pode ser considerado um chute lateral por excelência. Como a maior parte dos chutes de Wing Chun, ele envolve todo o corpo em sua aplicação, já que no Wing Chun, para seu uso em ambientes de combate irrestrito ou sem regras como são os combates de rua e agressões, devemos gerar o máximo de potência com o mínimo de espaço. Seu uso envolve situações de contra ataque nas quais você está com a perna parcialmente esticada devido a uma cobertura de perna (não usamos a expressão "bloqueio" de perna) ou uma saída lateral, por exemplo, como quando executamos Man Sao no boneco de madeira (Muk Yam Jong) de treinamento.

No exemplo das fotos acima, na primeira foto à esquerda SiFu Marcos usa Chaang como se fora defender-se de uma canelada que viria pelo seu lado esquerdo. Como ele não sabe a altura que virá o chute, ele começa sua movimentação em busca da perna de apoio de seu oponente, colocando entretanto, sua cobertura num angulo triangular que coincida com sua perna caso a canelada venha na altura baixa. Na altura média, seu Dai Bong Sao acompanha a subida da perna e cobre a região de seu abdome com um movimento ascendente, enquanto a cabeça e o troco se vão inclinando para evitar tanto a canelada quanto o soco que, em situações em que enfrentamos um oponente experimentado em ringue, podem vir com um intervalo de tempo muito pequeno.

Na segunda foto, SiFu Marcos transforma sua cobertura em Chaang Gerk. Para que o golpe tenha força, ele faz um forte tranco para baixo com seu ombro direito, ainda que seus braços estejam a subir em Kwan Sao para proteger a cabeça, caso o chute escape. É deste giro que o chute tira sua força, ajudado pelo movimento de "forças em direções opostas" se consideramos a direção em que vai sua perna direita, e a que vão seus braços. Quanto mais SiFu Marcos joga seus braços para trás e para cima, mais força é gerada e mais estabilidade ele terá para recuperar o equilíbrio, perdido como demonstra a foto três. neste ponto a perna do adversário pode ser atingida e levar o adversário ao chão, ou ainda atingir a região sacra ou parte interna da coxa. É um golpe de relativamente fácil aplicação e muito poderoso. No ataque direto ele adquire outro nome e tira energia de uma outra forma, mas isto é assunto que fica para a próxima vez.



Exemplo de aplicação de Chaang Gerk contra canelada (0:10s).

5 comentários:

Didowingchun2 disse...

Muito massa essa matéria sifu,muito boa e de fácil entendimento. Mas me tira uma duvida; O chaang gerk pode variar a altura?E Se eu lutar contra um expert em chutes que saiba fintar muito bem,ou um lutador de tkd que tem por habito rápidos chutes, onde eu poderia usar esse tipo de energia?

Douglas Ferreira disse...

Muito bom Sifu, o Chaang Gurk tambem pode se usado em outras alturas em outras situações, a energia é de apoio, como pisar em um degrau de madeira quebrado e afundar ele.
pode ser usado nas costelas do oponente, por exemplo, apos recuar cobrindo um chute reto aproveitando a entrada do oponente pra esmagar suas costelas, ja que este chute é mais apoiado, usando bem a força de entrada do oponente do que a busca por ele, que no caso, é o outro chute citado, que é entrando atacando.
corrija se eu estiver errado Sifu, abraço!

Unknown disse...

Perfeito, Douglas. Você pode recuar com Gahn Sao em caso de golpe circular, pode usar o Gun Sao com pivô completo de base (esse giro é pouco conhecido porque do Baat Cham Dao)como no exemplo citado por você. Eu até apliquei essa variação pela primeira vez em combate livre recentemente e fiquei bem contente. Eu aconselho a quando o oponente entrar com o soco amador qeu segue o chute o meu aluno jogue este chute na costela, sim,mas logo abaixo da axila, porque é extremamente doloroso e se você acerta, mesmo o cara dificilmente volta. Este chute pode ser usado para o ataque simples mas fica bem lento, na minha opinião.

Dido, se o lutador de Tae Kwon Do fintar você não terá tempo de reajuste, por isso deve procurar a perna de apoio dele, porque mesmo que não consiga pegar você estará coberto, tendo que se preocupar mais com a reposição.

Queria que a técnica estivesse melhor fotografada, mas se a gente não faz a matéria, não sai nunca. este chute posso te dizer que foi aplicado pelo Tar (campeão mundial de Muay Thai) em luta profissional depois que a aprendeu a técnica quando fazia sparring conosco na China.

Há muito s vídeos da net sobre esta técnica, mas você pode me ver executando ela no vídeo que estou na manopla com João Gilberto em 0:16s com execução bem encaixada.

Vou publicar link na matéria.
Abraço.

Unknown disse...

Muito boa matéria! SiFu Marcos FTW!!!

rsantos1984 disse...

olá, gostaria de saber a localização da sua acedemia e mais possiveis informações.

Destrinchando o Muk Yam Jong, o boneco de madeira do Wing Chun, em uma análise de caso. Parte II

Pois é, assim como o personagem do game Tekken, Mukujin ( 木人) lit. Pessoa de Madeira, Uma corruptela de seu alter ego, Muk Yan Jong ( 木人...