segunda-feira, 29 de abril de 2013

COMO ME TORNEI UM PRATICANTE DE WING CHUN - por Kallil Rabelo Moraes.

Kallil com seus SiFu Marcos e SiBaak Cleber Domingues após treino matinal



Esse é um depoimento que diz a respeito de como tomei conhecimento sobre o Kung Fu-Wing Chun e sobre minha viagem a Salvador para o treinamento com o Mestre Marcos Abreu.
Há alguns anos atrás eu pesquisei na internet sobre vários estilos de Kung Fu; dentre eles, um me chamou atenção mais do que os outros, o estilo wing chun. Dentre outras informações dizia que Bruce Lee já foi praticante deste estilo e que o próprio o tomou como base para criar o Jeet  Kune Do, sua própria arte marcial.
Dentre as características que me identifiquei com o Wing chun uma foi, por exemplo , a inexistência de movimentos acrobáticos e que podia ser praticado  por qualquer pessoa, não importando seu porte físico. Interessei-me por Wing Chun sem saber da existência de filmes sobre Yip Man*
Na minha cidade atual, no interior do maranhão, só existia como arte a capoeira da qual nunca me interessei em praticar. Certa vez até apareceu na cidade por um curto período de tempo, um professor de Karatê, entrei pra esta escola, mas também não me satisfazia como arte marcial, porém continuei frequentando as aulas. O Sensei era muito Legal; contudo, teve que ir embora pra sua cidade natal Brasília.

De vez em quando vou à cidade de Teresina-PI. Ainda na minha cidade pesquisei novamente sobre Wing Chun e se havia alguma escola ou praticante nesta cidade. Fiquei sabendo de dois grupos, entrei em contato por e-mail com o primeiro e ele me explicou: Olha nós treinamos Wing Chun , mas somos um grupo fechado e não estamos aceitando iniciantes, mas conheço outra turma que treina. Então ele me deu o telefone do responsável pelas aulas na outra escola, ele foi simpático comigo e disse que eu poderia assistir a uma aula quando eu fosse à cidade. Passou-se alguns dias e quando deu certo pra eu conhecer a escola não era o mesmo instrutor que dava aulas era outro, me apresentei e disse que tinha conversado com o instrutor anterior, ele meio que desconfiado, deu pra perceber, mas deixou eu assistir a aula,  do mesmo jeito que era os alunos que treinavam com ele, no final da aula perguntei a um dos alunos se eles treinavam só naquele local e ele me disse todo orgulhoso que não era bom treinar em qualquer local para evitar que outros copiem suas técnicas. Nunca mais voltei lá.




No meu retorno à minha cidade ainda na rodoviária de Teresina, olhei na vitrine de uma banca de revista e vi um livro de cor vermelha com o nome KUNG FU-WING CHUN, não deu tempo de comprá-lo porque o ônibus já estava de saída, fiquei pensando se quando eu retornasse aquela banca se ainda encontraria o livro. Passaram-se alguns meses e quando voltei eu fui direto pra banca mas não encontrei o livro. Fui para casa de parentes e no outro dia quando ia ao centro que eu peguei o ônibus coletivo pra ir ao centro passando algumas quadras depois lá está o livro em outra banca de revista, parei na parada seguinte e o comprei.
O livro se chamava KUNG FU-WING CHUN A ARTE MARCIAL TREINADA POR BRUCE LEE de autoria de Marcos Abreu. Achei o livro interessante, fala da história do Wing Chun, seus grandes Mestres, contem fotos de algumas formas e técnicas.

Até hoje o livro é referência para leigos de todo o Brasil


Fui obter mais informações sobre o Mestre Marcos e achei uma entrevista sua num site chamado BLOG DO DIDO, nela o mestre falava sobre sua visão desta arte marcial no Brasil, sobre sua viagem à China para treinar com a Sétima Geração do Wing Chun , entre outros assuntos interessantes. Depois de ler esta entrevista pensei em achar um meio de conversar com ele para ver a possibilidade de eu aprender esta arte marcial.Consegui achá-lo através de uma rede social e falei que tinha muita vontade de aprender a arte marcial Wing chun, então ele me deu seu numero de telefone e disse: “Vamos conversando sobre a possibilidade de você vir a Salvador para, um dia, treinar”. Passam-se alguns meses, e eis que chega a data do meu treinamento, na segunda semana do mês de abril de 2013, viajei de Teresina a Salvador, foram mais de 20 horas de viagem.

O blog do Dido é um dos mais importantes blogs do Wing Chun brasileiro



Fiquei hospedado no Mo Gwun** , um local modesto mas com os equipamentos necessários para um bom treino. Confesso que foi uma semana difícil, não estava na minha melhor forma, apesar dos avisos do SiHing Dido, mas mesmo assim me esforcei bastante.O Mestre tratou de me ensinar as teorias, bases e técnicas do 1º Nível e também me falou sobre os valores e costumes do Wing Chun. Sifu Marcos Abreu é um Mestre de treino, ele treina com a mesma dedicação que ensina seus alunos, e não esconde técnica, o que ele sabe ele ensina e quer que o aluno aprenda de verdade. Com freqüência me dizia: “Eu estou lhe ensinando a técnica, porém, cabe a você treinar exaustivamente pra ter o domínio  até que se transforme num movimento natural  na hora de sua aplicação”.

Fernando Lempê veio antes de Kallil. Ele veio da distante Manaus atrás do sonho de aprender um wing chun que  realmente funciona. Este vídeo mostra parte do que aprendeu em uma semana apenas de treino.

Outro fator marcante foi a forma como fui tratado pelos alunos do Sifu em Salvador, os caras foram super legais comigo, bem diferente de como fui tratado quando fui ver o treino da outra escola onde o pessoal era puro orgulho e arrogância. Aprendi também que na Applied Wing Chun Salvador de Mestre Marcos que Kung Fu não é só luta, Kung Fu é amizade e companheirismo, é a forma como você deve tratar bem as pessoas.

Quero agradecer aos pais do Mestre que me acolheram em sua casa e me trataram super bem, aos amigos que fiz durante minha permanência em salvador. Conheci também um grande Mestre de Kung Fu Hung Gar, o Mestre Cléber Domingues. Estou muito satisfeito por ter treinado com um autentico Mestre de Wing Chun Kuen, tenho muito que aprender pela frente, mas o que eu aprendi pretendo praticar bastante, ficarei aguardando a próxima oportunidade de ir a Salvador dar continuidade ao meu treinamento.
     
*Yip Man foi o mestre (SiFu) de Bruce Lee. Recentemente muitos filmes tem retratado sua vida
**Mo Gwun ou Ginásio Marcial é nome de um local tradicional de treino. Notas de SiFu Marcos.







4 comentários:

Unknown disse...

Kallil, você nos disse que não sabia escrever, mas espontaneamente nos mandou este depoimento, que todos da família e mais umas mil pessoas leram com interesse. Tenho muito que agradecer, pois são depoimentos deste tipo que mostram quem somos e o que fazemos aqui. Sinto que nem em Teresina, a "cidade verde", terra de minha mãe, tios e primos, em que estudei o ensino fundamental no Liceu Diocesano, nem no Maranhão, onde passei parte de minha infância, em Pedreiras e Lima Campos, não haja escolas de Wing Chun nos moldes tradicionais. Nunca lhe receberiam mal numa escola real. Mas agora você encontrou seu caminho, e dependerá de você sua evolução. Seu SiFu e seus SiHing estão aqui para lhe ajudar na sua caminhada ao encontro do Kung Fu.

Didowingchun2 disse...

fiquei bem feliz com a citação do KAllil,embora eu ache que meu blog n seja lá essa brastemp toda não...O caminho no wing chun é árduo e trás mudanças drásticas na sua vida,algumas pra melhor,outras nem tanto,mas o que importa é o processo, vc vai levar pra sua vida e aprender antes de qualquer coisa, a ser uma pessoa melhor.
Abraço.
Dido

Ana Paula disse...

Parabéns.Kallil por ter realizado seu sonho. Deus abençoe sempre

Ana Paula disse...

Parabéns grande Kallil Rabelo, fico feliz por você pois nada é mas gratificante na vida do que um sonho realizado. Anos sem saber roteiro e encontro este depoimento seu. Que Deus abençoe sua vida e sua família.

Destrinchando o Muk Yam Jong, o boneco de madeira do Wing Chun, em uma análise de caso. Parte II

Pois é, assim como o personagem do game Tekken, Mukujin ( 木人) lit. Pessoa de Madeira, Uma corruptela de seu alter ego, Muk Yan Jong ( 木人...