terça-feira, 2 de novembro de 2010

"Applied" Wing chun - texto de Sibak Josh Shaw

Estou traduzindo um ótimo texto publicado por meu Sibak Josh Shaw em seu blog ainda em construção. Embora seja de uma simplicidade muito óbvia, este texto explica e reflete claramente o que é o "Applied" Wing Chun. Junto a meus irmãos Wing Chun Marcelo Florentino e Claudio Rangel moramos com Josh na China durante nosso treinamento e vimos o quanto Josh é bom em luta, pois consegue aplicar tudo o que treina em combate. Suas técnicas com o cotovelo são desvastadoras, e ele as aplica em luta com uma calma e facilidade incríveis. Como tudo que eu quero publicar aqui seja de gente que vive o mundo real do Wing Chun, espero que os amigos leiam e gostem. Segue abaixo o texto traduzido:

Este site é simplesmente para deixar as pessoas saberem que estou aqui. Meu nome é Josh Shaw eu venho tomando lições de Wing Chun desde Janeiro de 1992 com Sifu Duncan Leung. Eu pedi a sua permissão para iniciar uma escola e continuar a ensinar o nosso estilo de Wing Chun. Sifu Duncan tem me ensinado e a muitos outros do modo que ele aprendeu de Sigung Yip Man e eu estou ensinando do modo que Sifu Duncan tem me ensinado.

Eu não vejo razão para reinventar a roda então a classe está basicamente correndo como sempre esteve quando ele tinha sua escola e eu estou confiante que qualquer um interessado e dedicado pode aprender e ser um lutador eficaz através do entendimento dos princípios e do treinamento dos seus reflexos com outras pessoas.

A razão pela qual Sifu Duncan cunhou a frase Wing Chun “Aplicado” (Applied no texto original) é porque cada técnica que ele ensina foi testada e aplicada por ele. Muitas pessoas praticam artes marciais por diferentes razões. Algumas o fazem por exercícios, algumas o fazem pela arte, algumas ainda o fazem para dizer que praticam uma arte marcial. Muitos dos outros praticantes de Wing Chun ao redor do mundo pode falar sobre teoria o dia inteiro e eu muitas vezes concordo com o que elas estão dizendo. O problema é que muitas destas pessoas não podem traduzir esta teoria em aplicação prática. O caminho do nosso treinamento é aprender como lutar. A maior parte do que fazemos é treinado com duas ou mais pessoas juntas e nós interagimos uns com os outros. Isto cria um senso de timing, reação e pressão quase que desde o começo. Numa luta real não há tempo para considerar que técnica você quer fazer então treinamos de novo e de novo até que o movimento entre em seu sistema nervoso e se torne a sua reação natural. A partir do momento que aplicamos estas técnicas nós somos Wing Chun Aplicado.

Qualquer técnica que eu tenha feito na luta sempre tem funcionado tanto quanto eu a fiz como me fora ensinado. Meu professor é o melhor que eu já vi e eu estou confiante em todas as técnicas que eu ensino como eu posso explicar o que você está tentando realizar e por quê. Comigo, você é o que você pode pegar. Eu não vou recuar ou te dar alguma m... sobre algo que eu não sei. Até agora eu não tive uma questão que eu não pudesse responder a mim mesmo mas quando isso acontecer eu serei honesto sobre isso e é claro que eu sei onde conseguir a resposta quando for a hora.

Venha ser uma parte de algo e experimente a fraternidade em que você ingressa quando se envolve com algo assim. Nós somos uma família Wing Chun e eu encorajo uma família orientada mentalmente na classe e para além do ginásio (incluindo os boxers lá*) Sem drama e sem sentimentos pesados. Você aprenderá o quão rápido puder pegar baseado na sua dedicação e habilidade. Ou você pode assistir de graça uma aula e ver se isso é ou não para você. Eu estou feliz em responder qualquer questão que um observador pode ter, então sinta-se à vontade para vir e observar calmamente ou perguntar alguma coisa se você tiver alguma.

*Sibak Josh ensina Wing Chun em uma academia de Boxe em Norfolk, USA.

Um comentário:

Unknown disse...

Poucos dias atrás Sibak (Tio-mais-velho) Josh escreveu-me depois de ler seu texto em português, e me agradeceu pelo que escrevi sobre ele. Mas realmente tudo o que os bons lutadores de Wing Chun fazem expressam sua arte marcial, e em Josh isso se reflete em seus modos diretos e sem rodeios, no jeito que escreve e se porta com os verdadeiros amigos. Assim, quem quer aprender se beneficia imensamente. Thanks, Brotha.

Destrinchando o Muk Yam Jong, o boneco de madeira do Wing Chun, em uma análise de caso. Parte II

Pois é, assim como o personagem do game Tekken, Mukujin ( 木人) lit. Pessoa de Madeira, Uma corruptela de seu alter ego, Muk Yan Jong ( 木人...