segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

O QUE YIP MAN ME ENSINOU SOBRE A VELOCIDADE

Depois de traduzir metade deste texto novamente, vi que o mesmo arquivo que tinha aqui esta muito mais bem traduzido pelo meu Sidai, Mestre Marcio Silva, de forma que acho que não faria muito melhor que ele, sendo que peço desculpas pela preguiça apenas fazendo a obrigação de creditar o tradutor, já que, como diria Millôr, todo trabalho de tradução é uma coisa autoral.

Próximas postagens colocarei respostas de perguntas que fiz diretamente a Sigung Duncan alguns anos atrás. Há muitas versões deste texto, e se pararmos para analisá-lo friamente, fala-se mesmo sobre geração de energia, tempo e orientação espacial, tendo a velocidade apenas como referência. Institivamente Sigung faz uma análise muito tradicional e taoísta do sistema, que é realmente o cerne estratégico do Wing Chun. Enjoy.



O QUE YIP MAN ME ENSINOU SOBRE A VELOCIDADE
Sifu Duncan Leung


Recentemente um amigo me deu uma cópia da Revista QiGong Kung Fu, edição de março de 1999 que apresentava um artigo escrito pelo Mestre Ron Heimberger. Meu amigo não entendia exatamente os princípios que o Mestre Heinberger estava tentando elucidar. Devido ao meu passado como um aluno particular de Yip Man, e meu subseqüente envolvimento em Kung Fu Wing Chun, ele pensou que eu pudesse lançar alguma luz sobre o assunto. Peço a indulgência do leitor por tentar explicar o que Yip Man me ensinou.

Como meu inglês não é muito bom, li o artigo várias vezes. Estou contente que o Mestre Heinberger dispôs de seu tempo para instruir o público. Se todos os instrutores de Wing Chun possuíssem uma mente aberta como ele, dispostos a raciocinar, e tivessem vontade de se dar ao trabalho de explicar suas idéias e experiências a outros, tenho certeza que isso beneficiaria a todos os interessados na arte. Contudo, há algumas partes no artigo do Mestre Heinberger com as quais eu não concordo. Alguns pontos que o autor expõe que são um tanto obscuros para mim, especialmente suas referências a Jacob Bronowski e Albert Einstein. Por exemplo, o Mestre Heinberger menciona que Bronowski – comentando sobre a segunda Lei de Movimento de Newton - disse que força é igual a massa vezes a aceleração ao quadrado. Isso me confunde porque eu entendo que a segunda lei de Newton não menciona o quadrado da aceleração.

Como o Sr. Heidenberger discute a velocidade em Wing Chun, eu gostaria de tomar a liberdade de compartilhar minha interpretação dos princípios e teorias a respeito da velocidade, baseadas no que Sifu Yip Man me ensinou e em minha experiência própria. Naturalmente o que eu escrevo aqui foi filtrado em minhas percepções e preconceitos; certamente eu não proclamo falar pela família Wing Chun, e apreciaria receber qualquer correção. Isso me ajudaria a melhorar. É minha esperança que muitos membros Wing Chun compartilharão suas idéias com nós todos, independentemente de com quem eles aprenderam. A experiência de usar as técnicas de Wing Chun na luta, é o que importa. Afinal de contas, nenhuma luta é igual a outra. Nós podemos aprender alguma coisa nova – ganhando ou perdendo – descobrir alguma coisa em cada embate.
O que faz o estilo Wing Chun tão interessante é que a gente não precisa recorrer da compleição física, mas numa seqüência lógica de movimentos econômicos. Certamente a velocidade é extremamente importante na luta. Contudo, não importa quão duramente a gente treina, e durante quanto tempo a gente trabalha para melhorar, sempre há limitações. Você sempre vai encontrar alguém mais rápido que você. Algumas pessoas nascem com mais talento. Wing Chun permite à pessoa a possibilidade de superar a inerente superioridade de velocidade do oponente pela aplicação dos princípios da arte. Yip Man ensinou que no Wing Chun há vários tipos de velocidade. Se você não puder superar seu oponente com um tipo de velocidade, você poderá batê-lo com outro. Em outras palavras, se você puder aplicar a teoria da velocidade de Wing Chun você pode realmente se tornar mais rápido. Nesse sentido, há 4 áreas de relação:

1 – VELOCIDADE DE PERCURSO - Este é o tipo de velocidade a que nos referimos como a velocidade de um soco ou um pontapé, velocidade esta que pode ser calculada em pés por segundo. Com prática constante, podemos melhorar a velocidade do movimento.

2 – VELOCIDADE DA DISTÂNCIA – A teoria de linha reta de Wing Chun estabelece que uma linha reta entre dois pontos é a menor distância. Portanto, dando um soco reto é mais curto e mais rápido do que um gancho ou um swing. Para levar seu pé com um chute na cabeça cobre um a distância maior do que um soco mais curto e mais rápido na cabeça. É o mesmo que tentar socar a canela, isto é, é mais curto e mais rápido chutar a canela. Para usar uma analogia: se nós dois ficarmos na frente de um edifício e disputássemos uma corrida até a porta dos fundos do edifício e você correr por fora enquanto eu corro por dentro, da porta de entrada reto para a porta dos fundos, você pode ser melhor corredor que eu, mas eu posso chegar primeiro porque percorri uma distância menor.

3 – VELOCIDADE DE PRONTIDÃO – Partindo de uma posição de repouso em pé, quando nós tentamos dar um soco pesado ou tentamos chutar com força, é típico afastar a perna ou braço antes de executar o movimento. Isto não apenas telegrafa o movimento, mas também desperdiça tempo valioso no movimento extra. Em Wing Chun, a potência não é gerada apenas pelo movimento da mão ou perna, por isso não há necessidade de recuar. Nós usamos o outro lado do corpo para recuar enquanto ele ou ela gira rapidamente para socar ou chutar simultaneamente. Por exemplo, se você vai dar um soco com o punho esquerdo, você deve iniciar a potência jogando o ombro e o cotovelo direitos para trás tão rápido quanto você possa, enquanto soca com a mão esquerda, concomitantemente.

4 – VELOCIDADE DE REAÇÃO - Em geral, as pessoas gastam a maior parte do tempo treinando suas técnicas sozinhos, até que estejam em boa forma em todas as suas técnicas, mas em combate real, a aplicação é ineficaz. Isso é como aprender a andar de bicicleta sentando numa cadeira e movendo as pernas e braços simulando a experiência da bicicleta. Quando essa pessoa realmente tenta andar de bicicleta, certamente vai cair. Isso é porque os adequados reflexos e sentimento de equilíbrio não foram desenvolvidos. Yip Man costumava dizer que se você quer aprender a nadar, entre na água; não apenas movimente seus braços e pernas e pense que você é um nadador. Uma luta requer pelo menos 2 pessoas. Você pode treinar e lutar com você mesmo o dia todo, mas a menos que você aplique as técnicas com outra pessoa, você não irá muito longe.

Wing Chun tem apenas três formas. Depois de aprender e entender a primeira forma, a gente treina com Chi Sau, que precisa de duas pessoas, e da qual a gente desenvolve o sentimento de contato e reflexo. Então há os exercícios de técnicas, que também precisa de duas pessoas. Quanto você trabalha com os exercícios repetidas vezes, meses a fio , eles se tornam um hábito, segunda natureza. Quando acontecer um ataque você reagirá a ele sem pensar. O ataque acontece tão rápido que você pode ficar transtornado, com raiva, despreparado ou até aterrorizado. Não há tempo para pensar.
Essas são as teorias de velocidade de Wing Chun que aprendi com Yip Man.

SiFu Duncan Leung

Nenhum comentário:

Destrinchando o Muk Yam Jong, o boneco de madeira do Wing Chun, em uma análise de caso. Parte II

Pois é, assim como o personagem do game Tekken, Mukujin ( 木人) lit. Pessoa de Madeira, Uma corruptela de seu alter ego, Muk Yan Jong ( 木人...