domingo, 2 de outubro de 2011

Treino com Mestres Marcelo e Cleber em minha casa.

Passei o dia todo tentando escrever a segunda parte do artigo sobre Chi Sao Lap Sao aproveitando o fato de o mesmo ter sido mencionado de passagem numa das comunidades Wing Chun no orkut, mas a minha filha caçula, doentinha, deu-me um trabalho danado.

Qual a minha surpresa quando o Douglas deixou-me recado sobre a matéria da vinda de seu Mestre Marcelo Florentino à Salvador quando ele pôde ficar em minha casa durante o carnaval passado.

Treino com mestres Florentino e Cleber

Quando minha família morava no interior do Maranhão perto da antiga capital da pistolagem, Imperatriz, ninguém queria visitar-nos. Quando nos mudamos para Salvador todos por alguma razão misteriosa queriam nos visitar sem mais delongas alegando distância, saudade etc.Hum-hum, ah, tá.

De forma que conheci Marcelo o suficiente na China para saber que o cara é de treino, mas quando alguém vem em sua casa no verão, em pleno carnaval, até Senhor do Bonfim desconfia, e qual a minha surpresa quando o Marcelo não demonstrou nenhum interesse em conhecer a Soterópolis, mas em treinar uma média de 6 horas dia, reproduzindo o seminário em Foshan suficientemente citado neste blog.

Eu estava fora de forma e vindo de uma séria lesão na virilha, mas aquele treinamento foi o empurrão que eu precisa para passar por cima de problemas pessoais e voltar a treinar forte. Meu muitíssimo obrigado a meus irmãos wing chun que treinaram comigo neste período, e uma menção especial ao Cleber Dominges (o Marcelo é famoso, conhecidíssimo, logo tá saindo vereador na Zona Leste) que para mim é o maior mestre de Louva-a-Deus do Brasil e representante de Mestre Li Hon Ki no Wing Chun e Hung Gar, este último no qual dentro em pouco corro o risco a dizer que certamente estará tecnicamente igual ou à frente de seus colegas, dado o absurdo de talento que este rapaz tem. Fica aqui o apelo para que ele poste no youtube as formas com ou sem armas, lutas e as lutas do seu irmão Leandro Domingues. A família Domingues - anotem aí - está para o kung fu tradicional como estão os Machida para o Karatê-Do Shotokan, e quando os brasileiros descobrirem esses caras eles simplesmente vão ficar difíceis para se marcar um treino.

Eu detesto fazer fotos e imagens, mas agora o leite e o remédio de minhas pequenas passa pelo marketing pessoal, de forma que quem nunca me viu movimentar mais que a teoria e falatório nos textos dos fóruns pode ver o ancient dando 15 segundos de porrada nos aparadores, e vou fazer só um pouquinho melhor que isso e mostrar que o meu Wing Chun "de playground" - como está sendo carinhosamente chamado na Bahia por quem acha que é necessario sair de Salvador para treinar Wing Chun em alto nível em outro lugar do Brasil-  foi e é usado no "underground" com sucesso.



Neste treinamento todo mundo se ajudou eu particularmente me senti lisonjeado com a presença dos meus irmãos, gritando, incentivando, dando palpite durante uma semana duríssima de treinamento que foi feito com muita dor, machucados e, por isso mesmo, insistência e perseverança. Fica aí o projeto para o reencontro no começo do ano que vem quando treinaremos juntos novamente para fortalecer no nosso Wing Chun e os laços fraternos que advém da compreensão mais profunda da arte dentro da luta.

Abraço,
Sifu Marcos.


4 comentários:

BANDA ECHO disse...

Quando fui á salvador, não tive a oportunidade de conhecer o Cleber,mas na minha próxima viagem,que espero,seja em breve, gostaria de ter a honra em conhecê-lo. Apesar de sifu n curtir muto as cÂmeras,é muito legal ver um trabalho de wing chun mais solto e dinâmico,ainda mais junto com seus parceiros de treino!Isso é sempre um incentivo pra quem se dedica á prática da arte!PArabéns sifu,parabéns ao Marcelo Florentino ( o perdidão de salvador??rsrs) e ao Cleber!!

Unknown disse...

O Cleber Domingues eh um cara que vive o kung fu. Treina, dah aulas e ama o que faz. O proprio Li Hon Ki o reconhece como um talento de nivel internacional, mas ele eh ainda um jovem mestre desconhecido no panorama do Kung Fu tradicional e do San Da, talvez porque seja mais mais facil as pessoas pagarem pau para o pessoal do sudeste em especial, quando vem gente do mundo todo treinar as mais variadas artes marciais aqui em Salvador, desde do boxe profissional para MMA ateh a Capoeira, e o Cleber encaixou pelo menos tres mestres de Louva-a-Deus. Ele te bate e diz que parte da forma ele usou para isso, ta na contramao da kickboxizacao da luta.

Quanto ao lance do meu Sihing Marcelo, bom, a piada eh que ele, que mochilou no mundo todo, conseguiu a facanha de ir parar numa cidade vizinha ao inves de vir para casa na unica vez que arriscou andar sozinho por aqui...kkk.

gaara_kazekage2010 disse...

Queria aprender wing chun e treinar mas aqui na minha cidade não tem u.u... então eu treino em casa os treinos essenciais de wing chun mas na cidade eu faço sipalki-do vcs tem alguma opinião de treino que possa me ajuda no wing chun ???

Unknown disse...

Não tem como você fazer os "treinos essenciais" do Wing Chun sem um instrutor devidamente qualificado te orientando, porque isso vai gerar vícios que quando você for treinar pra valer serão muito difíceis de tirar. Hoje em dia a maior parte dos mestres, inclusive eu (Nordeste) e Marcelo (sudeste), possibilitamos às pessoas de todo o Brasil que façam cursos intensivos in loco, e depois disso as pessoas voltam às suas cidades, formam grupos e assim vão avançando na prática. Por que você não pensa nisso? Ainda assim, se quer continuar se valendo de cursos por vídeos (descarte totalmente livros) ou algo deste tipo, sugiro que estude por uma única fonte,para que haja uma certa coerência técnica, e treine as técnicas dois-a-dois repetindo as aplicações o maior número de vezes possível. Depois disso, você deve fazer sparring sob orientação de algum profissional, mesmo que seja de outra luta de ringue como boxe etc., com equipamento de proteção adequado e local limpo e que não ofereça pontos contundentes. Isso vai evitar maiores acidentes. se quiser conversar a respeito estou à sua disposição. Abraço!

Destrinchando o Muk Yam Jong, o boneco de madeira do Wing Chun, em uma análise de caso. Parte II

Pois é, assim como o personagem do game Tekken, Mukujin ( 木人) lit. Pessoa de Madeira, Uma corruptela de seu alter ego, Muk Yan Jong ( 木人...