quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Livro Kung Fu Wing Chun na Bienal do livro da Bahia.

Olá, amigos,

Muita gente ainda me procura via e-mail pedindo cópias o Kung Fu Wing Chun - A Arte Marcial Treinada por Bruce Lee, lançado pela Editora Escala em 2009. O livro foi um sucesso e por isso é relançado constantemente, embora com distribuição irregular pelo Brasil. Por uma questão contratual nem eu nem os demais autores, o grande orientalista e escritor baiano José Augusto Maciel Torres e o Mestre de Wing Chun e terapeuta Holista Alberto França Gomes, temos pouco acesso a detalhes sobre publicação mais do que aquelas informações prévias que nos foram passadas à época da primeira publicação, e o resto a gente vai deduzindo pela lógica, de acordo com o número de livros publicados por edição (em torno de quarenta mil exemplares) e os avisos de alunos e fãs que escrevem dizendo que compraram o livro em diferentes estados do Brasil, ou que não encontram, ou ainda que esgotaram poucas cópias que havia numa cidadezinha do interior país afora, um pequeno refugo mandado a Portugal e Espanha.

Pois bem, uma de minhas alunas achou e comprou cópias novas do livro na Bienal do Livro da Bahia, o que é bacana para meus alunos iniciantes, pois é difícil resumir uma arte marcial tão complexa (? opa, não era para dizer a mais simples das artes marciais?!!!) para o público leigo em meras 100 páginas. Pois minha aluna falou que o livro era fácil de ser lido e entendido, e que ela o leu de uma tacada só. Eu me limitei a dizer que cumpri meu objetivo, pois sei que é duríssimo pegar algo tão rico, enxugar toda uma teoria que tem um contexto numa visão de mundo totalmente diferente da nossa, e colocar tudo em praticamente 4 páginas (da página 15 a 19 você tem a teoria do Wing Chun segundo minha visão num resumo muito prático para um livro de banca), mas o grande barato foi romper com o "o mais simples e eficiente de todos os estilos de kung fu". Romper com o discurso de Pink & Cérebro "vamos dominar o mundo" do Wing Chun foi um divisor de água na divulgação da luta no Brasil e que bom que fui eu quem colocou isso no papel, pois estava de saco cheio dessa arrogância sem fundamento na técnica da arte propriamente dita. Wing Chun agora tem de ser vista como uma luta que tem uma especificidade, um momento histórico de criação, desenvolvimento até tornar-se o que é hoje.

Engraçado é que de vez em quando ligam perguntando onde está o Mestre Li Hon Ki, ou tirando satifação se esta é mesma uma obra autorizada por ele, ou ainda parabenizando o mesmo pelo ótimo texto escrito por ele.

Bem fica aí o link da Bienal para quem quiser tentar adquirir uma cópia por este meio:

http://www.bienaldolivrodabahia.com.br/


Abraço,
SiFu Marcos.

3 comentários:

Didowingchun2 disse...

A bienal do livro é sempre uma ótima vitrine para divulgações literárias e com total certeza, amplia em muito a abrangência e o alcance das obras ao público. È mais uma prova da qualidade de um trabalho diferenciado dentro do wing chun nacional.
Sobre o livro em sí,não tenho nem o que dizer...rsrs

Parabéns sifu!!

Ilo disse...

Rapaz! Será esta a minha chance?! rsrs...
Vou lá neste final de semana!

Unknown disse...

Irei checar o livro na bienal este final de semana. Um de meus alunos chegou lá e disse que as cópias esgotaram num só dia, e que havia chegado um cara lá pedindo 5 exemplares a 5 contos de réis. Putzgrila, o preço de capa do livro é de R$8,90 pow, dá um tempo...

Destrinchando o Muk Yam Jong, o boneco de madeira do Wing Chun, em uma análise de caso. Parte II

Pois é, assim como o personagem do game Tekken, Mukujin ( 木人) lit. Pessoa de Madeira, Uma corruptela de seu alter ego, Muk Yan Jong ( 木人...