sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Matéria no Blog do Dido, agradecimento e anúncio de novo site.

Olá, pessoal,

Dêem uma olhada na matéria que o Dido http://blogdodido-dido.blogspot.com/ fez sobre sua vinda a Salvador para treinar sobre a minha orientação, composta de duas partes. Ficou muito interessante, e eu gostaria em especial que meus alunos das turmas regulares, que puderam conhecê-lo durante um de nossos treinamentos noturnos, dessem uma olhada nisto.

Gostaria também de agradecer as pessoas que amam Wing Chun por terem batido o recorde de acessos em nosso blog. Acredito que tenha sido por causa da matéria sobre Luk Dim Boon Kwun, acho que as poucas pessoas que tiveram acesso a este conhecimento no Brasil não escrevem muito sobre esta parte do treinamento de maneira autoral, e achei que seria uma inspiração àqueles que, assim como eu, fizeram grande sacrifícios pessoais para terem acesso a este conhecimento precioso. Como afirmei no texto, Luk Dim Boon Kwun foi o último conteúdo aprendido por mim, e tive a satisfação de mandar um de meus alunos reaprender esta forma diretamente com Sifu Li Hon Ki, quando este dedicidiu ensinar este contéudo a seus demais discípulos.

Quero aproveitar o ensejo para mandar um grande abraço a meu irmão-mais-velho no kung fu, Mestre Marcelo Florentino que faz aniversário na mesma data que eu (ou seria o contrário -27 de Outubro), e dizer que estou sentindo não só falta de seu olhar crítico sobre minha técnica, bem como daquele espírito de parar e repetir uma técnica quantas vezes necessário for para que atinjamos a perfeição. É com este espírito que volto aos treinamentos depois de mais uma lesão.

Anuncio ainda que uma empresa especializada em website e design pertencente a um de meus alunos está em avançado desenvolvimento de nosso novo portal, que terá formato de blog e englobará o conteúdo deste sítio e de meu antigo website, com um domínio supreendentemente facíl de gravar, e que possibilitará ás pessoas verem vídeos feitos por nós, ver meu nível técnico e tirar suas próprias conclusões. Totalmente interativo, o novo site possibilitará que as pessoas tirem dúvidas e seja um ponto de encontro para que discutamos a técnica do Wing Chun propriamente dita e sua aplicação em luta efetiva, que é justamente o que falta nos fóruns do gênero. O forte não está na parte visual, mas em sua utilização prática pelo usuário, em especial o leigo. Talvez agrade pouco devido à forte característica filosófica atual da arte - o que até certo ponto é ótimo, mas nosso destino é fazer vanguarda, ainda que para uns poucos, então estamos no lucro!

Abraço,
SiFu Marcos.



3 comentários:

Unknown disse...

Eu queria fazer um outro agradecimento público aqui. Ao SiFu Augusto Carvalho, que chegou no maior fórum de discussão da arte no país e fez um comentário pra lá de positivo a meu respeito que foi uma lisonja talvez maior do que eu mereça de verdade. SiFu Augusto foi aluno de uma das lendas Wing Chun no Brasil, e um homem que verdadeiramente entende e ama Wing Chun, Jeet Kune Do e o que representa a figura de Bruce Lee, que foi a inspiração de nossa geração.

No último mês, por razões misteriosas e sem nexo para mim, as pessoas mais queridas que tive a sorte de conhecer no wing chun, seja no local de treino, seja nessa "carreira" de escritor de internet, me escreveram, me ligaram, do nada, e me disseram coisas positivas, sem que esperasse, pedisse ou... enfim, eu quero dizer ao João, ao Mestre Olívio, Mestre Juarez, Pancho, ao Alex Crispim, meu irmão Wing Chun Renato Nadier, Jorge Mostarda e tanta, tanta gente, que eu não estou à altura de vocês, pessoas tão inteligentes, diversas e fantásticas, e que eu talvez infelizmente não seja esse Mestre que vocês acham que eu sou. Mestre é uma palavra pesada por demais.

Mas tomo os elogios como um incentivo para a grande busca, pois às vezes me sinto cansado e sem forças (Nathália, filhinha, quanta saudade)... A todos vocês, a minha reverência, a minha gratidão.

Si Fu Florentino disse...

Meu amado irmão Marcos;

Quão feliz me sinto em ver seu trabalho progredindo, não somente neste blog, pelas excelentes matérias e formato pessoal pela qual as redigi, mas, também, em sua nova escola, a qual desejo muita prosperidade.

Obrigado pelas congratulações em meu aniversário, na verdade, fico até envergonhado pois, eu mesmo, não sabia que completávamos no mesmo dia.

Mãrcão, meu grande amigo, saiba que seus méritos vão muito alem dos elogios que lhe são conferidos como mestre. Você é uma das poucas, se não, a mais sincera pessoa que já conheci, e isto, é algo que realmente prezo em uma relação. E está sua sinceridade que tanto uni nossos laços, é muito mais aproveitada quando se propões a falar sobre o Wing Chun, arte que, as vezes sega a ser mistica da parte de alguns, e você, sem qualquer preconceito, expões sempre as verdades e mentiras, doa a que doer, e isto é o que te faz genuíno, e é por isso que tenho orgulho de te chamar de IRMÃO!

Sucesso;
Florentino

Si Fu Florentino disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Destrinchando o Muk Yam Jong, o boneco de madeira do Wing Chun, em uma análise de caso. Parte II

Pois é, assim como o personagem do game Tekken, Mukujin ( 木人) lit. Pessoa de Madeira, Uma corruptela de seu alter ego, Muk Yan Jong ( 木人...