domingo, 3 de março de 2013

SITE DO SIFU MARCOS



Olá, Pessoal,

Incrivelmente neste tempo todo escrevendo neste blog eu não associei este espaço a nosso website KUNG FU WING CHUN. Temos um link fácil e textos simples que possibilitam aos leigos entenderem rapidamente o que é Wing Chun, sua especificidade em luta e contexto entre as demais artes marciais, além de textos curtos de minha autoria e depoimentos de amigos sobre meu trabalho e visão de arte. Temos lá ainda link para meu perfil no Facebook e canal de vídeos no Youtube. Agora o endereço também figura no perfil á direita. Leiam, divulguem, critiquem. Posso ser contactado pelo e-mail do próprio site sifu@kungfuwingchun.com.br

3 comentários:

Guilherme disse...

Olá Sifu Marcos,

você tem uma academia onde ensine Wing Chun em Salvador? Me admira muito sua clareza sobre as limitações da arte. Você poderia enviar o contato de sua academia para guilherme.magnavita@gmail.com?

Desde já grato,
Guilherme

Unknown disse...

Caro Guilherme,

Sim, eu tenho não uma academia formal como uma empresa, mas tenho um Mo Gwun (Ginásio Marcial) no bairro do Rio Vermelho, onde dou chance a pessoas verdadeiramente interessadas que se aproximem da arte. Procure no site aravés do link para o Facebook ou aguarde que lhe mando e-mail.

Obrigado pelo elogio. Entretanto, meu objetivo não é desmerecer o Wing Chun enquanto sistema de luta, muito pelo contrário, tento fazer-lhe justiça, mas infelizmente esta luta ainda é vendida como se vendem seitas religiosas, iludindo e enganando as pessoas. É possível encontrar escolas no país e no exterior cujos mestres estão a ensinar há mais de 20 anos e não há sequer um ano formado, mas abundam os seminários e cursos. Para mim, não nenhuma explicação nisto que não envolva algum gesto de, no mínimo, desonestidade.

Também é fator marcante no Wing Chun - como nas demais artes marciais ditas "absolutas" - um discurso proselitista que defende que o Wing Chun seria superior a outros estilos de Kung Fu e demais lutas, qualquer uma. Ora, artes marciais não escapam ao processo histórico, são o que são por seu contexto cultural etc. Se o universo do conflito fosse assim tão simples, não existiriam tantos sistemas de luta, e o wing chun é só um deles, nem melhor, nem pior, e o que há entre dois extremos nós explicamos por aqui! Amo essa arte e pode ter certeza que ela é muito forte! Mas entenda também que o wing chun é diferente nos estilos então temos de evitar generalizações.

Abraço,
SiFu Marcos
Nona Geração Wing Chun Kuen Phai.

Guilherme disse...

Justamente, professor. Seria inclusive muito temerário desmerecer técnicas que estão sendo desenvolvidas e aprimoradas há séculos em um dos maiores países do mundo.

Seu texto não desmereceu o wing chun, mas me lembrou uma frase de outro professor meu (nada a ver com artes marciais): você só domina uma técnica se entender seus defeitos e contraindicações.

Já tive colegas que fizeram kung fu e ouviram coisas como "esse golpe estoura o coração". Pelo que eu ando vendo, orgãos não estouram tão facilmente, e, quando estouram, normalmente são o da pessoa errada, na situação errada.

No mais, gostei da sobriedade.


Guilherme

Destrinchando o Muk Yam Jong, o boneco de madeira do Wing Chun, em uma análise de caso. Parte II

Pois é, assim como o personagem do game Tekken, Mukujin ( 木人) lit. Pessoa de Madeira, Uma corruptela de seu alter ego, Muk Yan Jong ( 木人...