domingo, 24 de novembro de 2013

MINHA VIDA NO KUNG FU - Depoimento por Ricardo Dantas

Sou Ricardo, 36 anos, da cidade de Picos interior do Piauí, resolvi escrever um resumo sobre minha experiência com as artes marciais em especial o kung fu wing chun, onde tenho uma vivencia de quase duas décadas (março de 2014 farei 20 anos de wing chun), até os dias atuais treinando Applied Wing Chun com Sifu Marcos Abreu, para mostrar minha satisfação nesse meu novo caminho 

Ricardo viu em SiFu Marcos a chance de ter acesso à técnica original da luta

Ricardo viu uma nova maneira encarar a relação pessoal com um Mestre


Todo amante de artes marciais com mais de 30 anos, deve ter assistido muitos filmes de kung fu pela rede Bandeirantes, lido os livros do Marco Natali, e treinado as técnicas dos mesmosPois comigo não foi diferente. Fui influenciado por tudo isso, comecei nas artes marciais bem pequeno querendo aprender kung fucomo não tinha na cidade iniciei no Taekwondo, depois aprendi com um amigo a Capoeira. De 1989 a 1990 treinei Karatê Goju Ryu (parei de treinar porque o Sensei foi embora), arte marcial que até hoje tenho um grande respeito, mas queria treinar kung fu em especial o  wing chun. Em 1993, li uma matéria na revista Combat Sport onde tinha os endereços de professores de Wing Chun da UNK, o mais próximo era um Sifu do Ceará, iniciamos os treinos em março de 1994, em 1995 formei um grupo, em 1996 abri uma academia na minha cidade, fui campeão estadual em luta. Nesse período a UNK já estava representando o Sifu Chow, de 1997 a 1999 tinha grupos de treino em outras cidades, tive alguns alunos que vieram da linhagem Moy Yat

Ricardo comemorando vitória em campeonato


Em 1998 iniciei no Tai Chi Chuan estilo Yang com o Sifu Ocimar Barbosa de Teresina, passei o ano de 2001 morando em Teresina onde dava aulas em três academias da Eugênio Fortes (maior rede de academia do estado), nesse período fiz sucesso com o wing chun, até mesmo porque em Teresina era muito pobre de wing chun, tinha muito wing chun de livro como chamávamos Conheci em Teresina um professor de wing chun que dizia ter treinando com Li hon Ki em São Paulo, mas não gostei da forma como ele me mostrou o sistema que no futuro por ironia se tornaria o sistema onde compreenderia melhor meu wing chun (isso é um exemplo de como é importante termos um sifu que saiba passar o sistema). Continuei treinando o sistema da UNK até 2003,  eu já tinha o nível de Biu Jee na década de 90. Em 2004 fui treinar em Fortaleza-Ce, o sistema da WT hoje ISMA, apreciei algumas ideias, mas por questões pessoais resolvi continuar treinando independente. Sempre mantive contato com o meu primeiro Sifu da UNK, onde até hoje tenho um enorme respeito e admiração por me ajudar tanto no meu caminho do kung fu. 
                                                                             

Com seus dedicados colegas. Tempos na linha de Sifu Chow, muito respeitada no Brasil.
                                                                                                                                                                                                                                                                                           



Ricardo com os colegas de outro estilo de Wushu




Em novembro 2013, voltei a Salvador, Sifu me recebeu na casa dele juntamente com seus pais o Sr. Israel e Dona Margareth os quais me receberam muito bem, me deixando a vontade, fiz um ótimo treino, agora mais ainda compreendendo uma arte marcial tão eficiente como é o wing chun ensinado pelo Sifu Marcos Abreu. O mesmo me explicou  técnicas que até então tinha dúvidas de como aplicar de forma eficiente. Sou um amante, praticante, lutador e pesquisador das artes marciais, em especial o kung fu Wing Chun e Tai Chi Chuan, nesses quase 20 anos de wing chun lutei em dois campeonatos sendo campeão e vice, troquei várias experiências de lutas com praticantes de diversos estilos de kung fu, e outras artes marciais, tive na década de 90 um Si Hing que era um lutador amante das lutas de vale tudo, treinei muito com ele não só wing chun mas também jiu jitsu, eu pretendia fazer vale tudocomo todo praticante de arte marcial que gosta de luta e lutava bati muito, mas também apanhei muito sempre buscando aplicar o wing chun, e percebia que tinha técnicas treinadas que não conseguia aplicar nessas lutas, não sou leigo e sempre muito crítico em relação a artes e professores que se dizem deter capacidade de super defesa pessoal, o estilo infalível, técnicas secretas e tudo mais, tive a oportunidade de conhecer e treinar wing chun de quatro linhagens, e sei discernir pelo menos pra mim o que possa ser bom ou não, nesse caso nas artes marciais, então acredito que encontrei o que buscava, um sistema e Sifu que possa me mostrar o norte no meu caminho do kung fu. Sei que cada um encontra o seu caminho, o que é bom pra um pode não ser para outrem, e esse está sendo o meu caminho com muita satisfação.  Seguem abaixo as fotos de minha trajetoria...



Com antigos parceiros de treino


...e nos tempos atuais, aplicando Din Choi (Soco Arco e Flecha vide texto sobre Luk Din Boon Kwan) com excelente técnica. Nunca é tarde para um recomeço.


Sempre que podem todos os irmãos-kung fu treinam junto com os iniciantes. Humildade é palavra de ordem da escola

.

Um comentário:

Didowingchun2 disse...

Ricardo. Desejo toda a sorte do mundo pra você nesta retomada da caminhada marcial. Você está sob a orientação de um grande SiFu, um grande amigo e enfim...sou suspeito pra falar. Dedique-se e esforce-se ao máximo para desenvolver seu espírito! Abs.
Dido.

Destrinchando o Muk Yam Jong, o boneco de madeira do Wing Chun, em uma análise de caso. Parte II

Pois é, assim como o personagem do game Tekken, Mukujin ( 木人) lit. Pessoa de Madeira, Uma corruptela de seu alter ego, Muk Yan Jong ( 木人...